Primeira menstruação: o que precisas de saber

A puberdade, geralmente comentado como um período ingrato, é uma nova etapa de vida marcada pela transição da infância para a adolescência. E como todas as transições, ela é acompanhada de altos e baixos. Nesta altura, para as meninas, é aparição do período!



Tens mil e uma questões sobre a menstruação? Não sabes como obter as informações?

Tens razão, as primeiras menstruações são uma etapa importante na nossa vida de mulher. Elas marcam o início de um longo período de vida (mais ou menos 40 anos, sim sim!).


Se te sentires consternada, este artigo é para ti, gostaria de te ajudar e de te dar mais de informações a fim que a coabitação seja a melhor!


Ainda existem pessoas que não se sentem confortáveis em abordar o tema da menstruação, comigo, sentes à vontade para responder as tuas perguntas mais secretas.



O que é a menstruação?


A menstruação, também chamada de “período”, é uma perca de sangue que dura alguns dias (variável para cada mulher – entre 4 e 6 dias) e que aparece a cada mês.


A perca de sangue marca o início do teu ciclo menstrual. Este ciclo vai se repetir todos os meses, e só irá parar aquando de uma gravidez.


A menstruação inicia na puberdade de todas as meninas e termina a partir da menopausa, uma outra etapa de transição.


Por que tenho o período?


Durante o teu ciclo menstrual, que dura em média 28 dias (21 e 35 dias), o teu útero prepara um pequeno ninho para receber um ovo (encontro entre o óvulo e o esperma) que se tornará um bebé.

Para fabricar este ninho, o teu útero produz mais mucosa uterina que chamamos de "endométrio". Se não houver fecundação, quer dizer, nenhum ovo instalou-se na tua mucosa uterina, o útero naturalmente limpa o endométrio no final do ciclo, que se traduz pelo sangue que flui pela tua vagina.


Não te preocupes, este sangue não é sujo, nem perigoso; é apenas o teu corpo a fazer o seu trabalho.


Se quiseres saber mais sobre o ciclo menstrual, aqui está um vídeo que explica todas as fases pelas quais o teu corpo vai passar.




A que idade a primeira menstruação aparece?


Elas podem chegar entre os 10 e 16 anos. É variável de menina para menina. Umas podem ter antes dos 10 anos e outras depois de 16.

Cada corpo tem o seu ritmo, elas podem aparecer mais cedo ou mais tarde, quando o teu corpo estará pronto. Isso não te impede de aproveitar da vida!



Se depois dos 16 anos não tiveres o teu período, aconselho-te a consultar um médico ou um ginecologista. Mas não te preocupes, mesmo se a mulher tem o período em idades diferentes, elas acabam todas por tê-lo!



Quais são os sinais das primeiras menstruações?


É difícil de saber quando vai aparecer a tua primeira menstruação. Normalmente terás os teus primeiros sinais de puberdade (desenvolvimento do peito, pelos pubianos) antes da chegada dela.


Aconselho-te de ficar atenta a transformação do teu corpo, mas também de ouvi-lo e aguardar. As percas brancas provenientes da tua vagina, devem aparecer alguns meses antes da tua primeira menstruação.



A primeira menstruação! como é que ela é?


Um dia vai aperceber de algumas gotinhas de sangue na tua cueca, será o teu primeiro período. A cor pode variar de rosa a castanho passando pelo vermelho. Não te preocupes sobre este ponto, não é importante e não terá impacto na tua saúde.


Nos primeiros meses ou anos a menstruação é muito irregular. Elas podem aparecer muito juntas ou estar ausente durante várias semanas.

Não te preocupes, elas estão a regular-se e não respeitam o calendário do teu ciclo menstrual!



As primeiras menstruações são dolorosas?


Geralmente as jovens mulheres ficam surpreendidas quando aparece as primeiras gotas de sangue. Porquê?

Por que as primeiras menstruações não são (obrigatoriamente) dolorosas e aparecem de surpresa!


Podemos sentir algumas dores, mesmo quando o período se regular. O peito mais sensível, dores de cabeça, mudança de humor, … o nosso bem-estar pode estar perturbado. Existem muitas soluções naturais para aliviar essa indisposição.


Mais uma vez, mesmo nesta igualdade somos todas diferentes, as dores são diferentes e algumas não terão nenhuma dor!



Mas, se tiveres dores muito fortes e intensas que são difíceis a suportar, consulta o teu medico ou um ginecologista a fim de acompanhar e encontrar a origem destas dores.



Posso engravidar quando tiver as minhas primeiras menstruações?


A tua primeira menstruação vai marcar o início da puberdade, quero dizer que o teu corpo está preparado e capaz de conceber um bebé. Significa que pode engravidar se tiveres relações sexuais não protegidas.


Na verdade, podes engravidar antes de ter a tua primeira menstruação por que podes ovular sem estar menstruada.


Um outro ponto em ter em mente é que se és sexualmente ativa, podes correr o risco de contractar uma infeção sexualmente transmissível. Então protege-te.



Como vou saber quando vai aparecer o período?


Dificil de prever a chegada da tua próxima menstruação. Geralmente o ciclo é de 28 dias a partir do primeiro dia de período e o primeiro dia do período seguinte.

Cada uma de nós é diferente, e um ciclo dito “normal” pode variar entre 21 e 35 dias.


Se começares a apontar no calendário, o teu primeiro e último dia de período, os sintomas, vais ver que com o tempo o teu período vai regular-se. Esta técnica permite, primeiro de te conhecer melhor e de gerir melhor a tua menstruação.



As pessoas vão se aperceber que estou com o período?


Só se escreveres em letras grossas num cartaz! 😂

Podes ficar descansada que se tiveres uma proteção adaptada ao teu fluxo, ninguém saberá que tens o período.



Que tipo de proteção higiénica escolher para minha primeira menstruação?


Tens 2 tipos de proteções menstruais, internas que incluem o tampão e o copo menstrual. As proteções externas, como o penso higiénico e a cueca menstrual.


🩸 Se escolheres uma proteção interna, tens de te sentir a vontade e conhecer um pouco o teu corpo. Não hesites em observar a tua vulva com um espelho.

🩸 As proteções externas, escolhes de deixar fluir o teu fluxo naturalmente.


Aconselho-te optar por proteções íntimas reutilizáveis pelas razões seguintes: clicar aqui 👈🏼



Além do reutilizável ser uma escolha muito mais saudável, ele é também muito mais económico por que tem uma durabilidade de vários anos. Podes ver aqui (no final da página), as vantagens dessas proteções reutilizáveis: Copo menstrual, penso menstrual e cueca menstrual.


Também existe um método que não precisa de proteções internas ou externas. Mas terás de treinar e te sentir em sintonia com o teu corpo. Este método é o sangramento livre, também chamado fluxo livre, que consiste em contrair os teus músculos do períneo para reter o sangue e relaxá-los para deixá-lo fluir quando vais à casa de banho. Se quiseres saber mais sobre este método, consulta esta página.



As proteções íntimas são nocivas para a saúde?


Algumas proteções descartáveis são sim, nocivas para a saúde humana, mas também para o meio-ambiente por que contêm componentes tóxicos e perturbadores endócrinos.

Por essa razão, privilegiar proteções íntimas reutilizáveis com fibras naturais e biológicas.


Se optares pelo tampão ou o copo menstrual, terás de respeitar o tempo de utilização por que uma utilização prolongada pode provocar o síndroma de choque toxico.



O que é que tenho de parar de fazer quando estou com o período?


Nada! Praia, piscina, desporto, equitação, …. Com ou sem período, a vida continua e tens que aproveitar!



Tentei lembrar-me de perguntas que tive quando tinha a tua idade. Tenho noção que posso não ter respondido a todas as tuas dúvidas. Então não hesites se tiveres outras perguntas ou preocupações sobre a tua menstruação ou sobre uma proteção íntima, podes me deixar um comentário, reponderei-te brevemente.


Não há perguntas estúpidas, é o teu di