Porque o meu período cheira mal?


O nosso período tem naturalmente um odor, um odor único. Não só um odor de sangue “clássico” por que ele contém mais que o sangue, o período vem acompanhado de bactérias do útero, do muco vaginal e também da mucosa uterina (endométrio).



🩸O odor pode ser mais ou menos intenso consoante o tempo que o sangue fica no teu útero antes de ser libertado.


🩸O odor natural do período é muito leve, e a probabilidade de ser percetível pelo outros é muito fraca.


Existem vários fatores que podem causar um odor mais forte:



Banhos vaginais repetidos


A nossa vagina é fantástica, ela tem a capacidade de se limpar sozinha!

Se praticares o banho vaginal regularmente, é certo que te vais sentir fresquinha e o odor será mais discreto. Mas… ao contrário de que poderíamos pensar, será o que vai acontecer é o inverso! Com o tempo, as nossas partes íntimas, constantemente lavadas, vão perder as suas defesas imunitárias e será um terreno fantástico para bactérias exterior a nossa vagina. Além do cheiro ser muito, mas muito mais intenso, poderás também apanhar uma infeção!



Calor e humidade


A nossa vagina é húmida e é localizada numa zona quentinha, onde podemos transpirar rapidamente durante o verão, exercício físico ou simplesmente sem fazer nada. Uma zona, 100% favorável à maceração, originando os maus odores!


Os pensos e os tampões impedem a vagina de respirar, retém a humidade e favorecem a multiplicação dos organismos vivos, eles são umas das grandes razões dos maus odores durante o período.



Trocar a tua proteção íntima regularmente


Uma das causas mais conhecidas dos maus odores é o uso prolongado da proteção íntima. Uma proteção higiénica descartável deve ser trocada no máximo todas as 4 h, se tiveres um fluxo mais abundante, aconselho-te a trocar todas as 2 horas. Evitar a estagnação do sangue durante muitas horas numa zona húmida, quentinha sem aragem vai favorizar a proliferação das bactérias.


Trocar a tua proteção íntima, quer seja tampão ou penso, regularmente é fundamental para tua saúde, mas também para evitar a maceração do sangue, como vimos a cima, leva à diminuição da possibilidade dos maus odores.



Fugir das proteções perfumadas


Os pensos ou tampões perfumados não vão neutralizar os odores da tua vagina!

Pelo contrário, essas proteções contêm produtos tóxicos que podem aumentar o pH da tua flora vaginal, causando infeções vaginais e obviamente aumentar +++ os odores!


Notar que mesmo se as consequências do uso de proteções descartáveis começam a ser cada vez mais conhecidas, até hoje ainda não existem testes sobre os efeitos destas proteções perfumadas ou coloridas.



Infeções







O período não deve cheirar o peixe podre!

É importante de conhecer o teu odor natural, se o teu cheiro está diferente pode revelar uma infeção.







Existem 2 infeções responsáveis pelos odores nauseabundos, ver este post Instagram:



Neste caso, consulta o teu medico de família ou o teu ginecologista.



Mas a final quem são responsáveis pelos odores?





São as bactérias, e não o teu sangue!!

Durante a menstruação, o pH alcalino da vagina aumenta, o que pode ajudar as bactérias a proliferar. Não podemos combater contra esta mudança variação de pH, mas podemos modificar alguns dos nossos hábitos.





Conselhos para evitar os maus odores


Utilizar proteções de fibras naturais

Este é o conselho Nº1.

Como vimos acima, o odor intenso provém da maceração do sangue nas proteções descartáveis (feitos em plástico) que cria um terreno ideal para o desenvolvimento dos maus odores.


Cueca Menstrual So'Cup

As cuecas ou os pensos reutilizáveis são fabricados com fibras naturais e com uma membrana impermeável, que são respiráveis que deixam circular o ar sem deixar o sangue escapar. Desta forma, não há maceração, logo não há odores!






O copo menstrual, pelo seu efeito de ventosa, não permite que o ar entre em contacto com o sangue. Desta maneira, o sangue não pode macerar e não há maus odores!


Existe muitas alternativas saudáveis! Escolhe a mais conveniente para ti.


Uma boa higiene íntima

A melhor higiene que poderás oferecer a tua passarinha é água!

Nada de produtos especiais e blablabla. A tua vagina sabe se lavar sozinha e ela é muito eficiente! Águinha diária no exterior da vagina é já está! Estes produtos tão especiais só vão modificar o pH da tua flora vaginal e fazer-te gastar dinheiro.


Lavar bem as mãos antes de colocar o teu copo menstrual ou tampão.



Trocar regularmente a tua proteção

Como vimos acima, trocar máximo todas 4h a tua proteção descartável.

Se usares proteções íntimas reutilizáveis, respeitar os conselhos de utilização.



Manter a zona íntima a seco permite de reduzir o cheiro

Usar roupas de interior em algodão e roupas respiráveis, evitar roupas em elasthanne ou muitas apertadas durante o período para evitar a transpiração. Não é a causa principal do odor de sangue do período, mas o suor pode contribuir por que aumenta o desenvolvimento das bactérias.


A minha transição para menstruação eco, ocorreu em 2002, tinha 17 anos. Desde aí, nunca mais conheci odores menstruais.



O nosso corpo tem um odor natural, a nossa vagina também. Não recorras a produtos perfumados para mascará-los.


Até breve!

Eve