Menopausa, um novo começo

Atualizado: 16 de Nov de 2020

Entrar na pré ou péri-menopausa, para maioria das mulheres, é um período de dúvidas e de autoquestionamento.



Numa sociedade, onde o culto da juventude e da beleza física é sobrevalorizada, e onde a mulher de 50 anos é pouco representada, é difícil aceitar esta transformação hormonal, quer seja física e psicológica.

Mesmo se o tabu da menstruação está pouco a pouco a se desaparecer, muitas mulheres desconhecem as etapas dessa transição e o transtorno hormonal com que serão confrontadas.

Pré-menopausa & Perimenopausa,

não confundir


Esses 2 termos são muitas vezes utilizados como sinónimos, não obstante eles tem 2 significados diferentes.


A pré-menopausa, é um período de irregularidade do ciclo feminino. Ela começa alguns anos antes da menopausa.


Um período de transição na qual as hormonas femininas, progesterona e estrógenos diminuem gradualmente. Esta transição vai criar um desequilibro hormonal que vai perturbar o ciclo menstrual e causar sintomas de mal-estar.


A pré-menopausa pode ser assintomática em algumas mulheres, e outras podem resultar no aparecimento de fibromas e/ou de pólipos (tumor uterino benigno), no aparecimento do período com fluxos abundantes ou sangramento intempestivo.



A perimenopausa, englobe o fim deste período de irregularidade (pré-menopausa). Ela termina no ano a seguir com a interrupção definitiva do período.


Esta fase envolve a queda dos níveis de estrogénios e da atividade ovariana com uma interrupção progressivo da menstruação e, geralmente, o aparecimento de afrontamentos, alterações de humor e suores nocturno.

A perimenopausa dura em média quatro anos e, por definição, continua por 12 meses após o último período.


Pós-menopausa


A pós-menopausa ocorre quando não há mais ovulação, após a última menstruação. Ela é a etapa a seguir a perimenopausa, o diagnóstico é confirmado um ano após a interrupção da menstruação (a menopausa é apenas esta interrupção).

Dizemos então que a mulher está na menopausa ou na pós-menopausa.


Menopausa


A menopausa se traduz pelo fim da menstruação e a perda da fertilidade.


Quais são as alterações no organismo?


Sem hormonas sexuais, várias mudanças podem ocorrem:

  • Diminuição da massa muscular

  • Diminuição da densidade ósseo

  • Diminuição da libido e uma secura vaginal pode aparecer

  • Aumentação de peso

Esses pontos são presentes na grande maioridade das mulheres durante o período de pós-menopausa.



SINTOMAS


Todos sabem que a menopausa rima com afrontamentos, mas raramente somos informadas sobre as alterações de humor, o cansaço, uma tendência depressiva, transformação do nosso corpo, queda da libido, distúrbios do sono e, às vezes, secura vaginal e problemas urinários.


Não entre em pânico, no entanto, existem soluções para atravessar essa transição sem problemas e reduzir qualquer inconveniente!


Notar que os sintomas citados acima são generais; existem múltiplas manifestações que depende da fisiologia, mas também do modo de vida de cada uma de nós.

Eles podem ou não se revelarem durante esta fase.


Temos de ter consciência que como o período, a menopausa é um fenómeno natural, mas se tiver um desconforto ou dores importantes e persistentes, tem de consultar um medico ou especialista para aliviar a dor.


Essa transformação hormonal pode perturbar um nosso bem-estar. Temos de ter cuidado que este período de transição não se tornar um pesadelo diário. Por esta razão, é primordial ouvir o nosso corpo a fim de encontrar uma solução para melhorar o nosso conforto e a nossa tranquilidade.


Autoconsciência

Ajudar o seu organismo a encontrar um equilibro


Durante a sua vida de mulher, antes de entrar no caminho da menopausa, aprender a conhecer-se, é um ponto chave para viver esta etapa tranquilamente.

A partir dos 40 anos, é aconselhado de adotar um estilo de vida mais saudável como ter uma alimentação mais salutar e praticar uma atividade esportiva.


Se estiver numa das fases da menopausa, mesmo assim é possível começar a equilibrar o seu organismo.

Afrontamentos, alterações de humor e distúrbios do sono que são associados ao início da menopausa, desaparecem assim que o corpo encontra um novo equilíbrio. Integrar uma atividade esportiva, uma alimentação equilibrada, recorrer se necessário a complementos alimentar naturais a base de planta e desdramatizar esta nova etapa da menopausa e do envelhecimento, ajuda para uma pós-menopausa saudável e agradável.


Favorizar uma alimentação rica em cálcio e vitamina D para os ossos, o cobre para facilitar a absorção do ferro, magnésio para a irritabilidade e o cansaço, fosforo para o sistema nervoso e potássio para retenção de água e artrose. Para aumentar os níveis de estrogénio, consumir grão de bico e sementes de linhaça. Abusar de frutas e legumes.


Os oligoelementos, os óleos essenciais (HE) e homeopatias são uma boa alternativa como acompanhamento neste período, como por exemplo o HE de sálvia para os afrontamentos ou o HE de safran ou de lavanda para relaxar.


Essas informações são dadas como indicação. Para mais detalhes, peça conselho ao seu medico ou a especialistas (cf. A baixo).


Praticar uma atividade desportiva regular ajudará a manter o seu coração e as articulações em forma. Os exercícios de flexibilidade e de equilibro vão favorecer a energia e bem-estar com o seu corpo.




Continuar ativa sexualmente sozinha ou a dois, contribua para a felicidade e para o bem-estar. Mesmo se a menopausa pode diminuir este desejo de intimidade, se está com boa saúde, nada a impede de desfrutar do seu corpo e do seu parceiro!


A sofrologia é uma boa opção para aprender a ouvir o seu corpo, para o relaxamento muscular e para ganhar energias positivas.


A pós-menopausa é uma nova etapa na vida das mulheres e, portanto, deve ser vivida como uma nova descoberta. É em ambos um fim e um novo começo, a oportunidade de se conhecer melhor que seja mentalmente, emocionalmente e fisicamente, e claro, de cuidar do seu corpo!


Contactos que podem ajudar-lhe:

Alimentação Fabiána

Instagram @mindfuleating_fabiana_veras

Óleos Essenciais Leonor & Francisca

Instagram @oilslegacy