Fugas, fugas,…e mais fugas??!

“voltamos ao tempo das nossas avós!”, “porquê escolher as fraldas reutilizáveis, já que é tão mais prático utilizar fraldas descartáveis?”


Quando falamos das fraldas reutilizáveis, ouvimos muitos preconceitos devido à falta de conhecimento e de informação.

Vou tentar esclarecer alguns pontos fundamentais a fim dos novos e futuros papás conseguirem fazer uma escolha com informações mais corretas sobre este assunto.


Vamos juntos ver como as fraldas reutilizáveis podem ser tão práticas como as descartáveis!




Fralda descartável


A fralda descartável oferece uma absorção química graça ao gel “superabsorvente polímero” que provém da petroquímica. Um gel nocivo e certamente tóxico (estudos em curso), que os pais, utilizadores de fraldas reutilizáveis, querem ver longe dos rabinhos dos seus filhos.



Fralda reutilizável


Ao contrário da fralda descartável, a fralda reutilizável tem uma absorção mecânica, quer dizer que quando o absorvente da fralda reutilizável chegar à saturação, ele não absorve mais e a partir deste momento poderá ter fugas.


O absorvente da fralda reutilizável vai funcionar como uma esponja. A posição e os movimentos do bebé vão pressionar a malha saturada (imagina uma espoja), que vai libertar o líquido levando a fugas.



Por essa razão que quando coloca a fralda reutilizável, ela não deve estar muita apertada, 2 dedos devem passar facilmente nas aberturas com elásticos (coxas, barriga e costas). Também é aconselhado não vestir o seu bebé com roupas muito justas, por que uma calça que comprima a fralda também poderá libertar a urina sem o absorvente estar saturado.


fralda clássica

O tamanho da fralda também é um elemento importante, ela tem de estar adequada com o peso do bebé. Se a fralda reutilizável é de tamanho pequeno poderá causar o mesmo problema.


Se utilizar uma fralda clássica, certificar-te que a parte absorvente não está fora da cueca impermeável.


Consoante o fluxo de urina de teu bebé, aconselho-te de mudar a fralda regularmente. 3h é uma boa média para uma fralda reutilizável.




Lavagem


Atenção à tua rotina de lavagem. Nunca usar amaciadores e detergentes com glicerina, porque vão entupir as tuas fraldas.

Se quiseres saber mais sobre como cuidar das tuas fraldas reutilizáveis, clica no link aqui.



Creme de muda


No meu caso, uso e abuso do linimento óleo-calcário para nutrir e hidratar o rabinho do meu homenzinho. Aproveito para massajar as pernas, a planta e os dedinhos dos pés. Adoro isso!



O linimento permite de proteger a pele das irritações, mas o seu inconveniente é que é um creme muito gorduroso que ao longo do tempo vai entupir as fraldas…😣


Se és como eu, que a cada muda espalhas generosamente o creme nas nádegas do teu bebé, tens de proteger o absorvente da tua fralda! Para isso, basta colocar uma proteção ou um liner micropolar ou um liner descartável que irá limitar o deposito gorduroso na malha da fralda. Além disso, elas oferecem um efeito “seco” que também protege da sensação de humidade permanente.


Cá entre nós…, a melhor solução, é de usar o creme de muda com parcimónia. Quer dizer, quando o rabinho do teu bebé tiver alguma irritação da pele, por que no restante tempo, as nádegas não precisam de ser hidratadas/nutridas em permanência. E só observar a pele do teu bebé.


Se és como eu, aproveita desses momentos íntimos, mas protege a tua fralda!


Liners ou proteções para as fraldas


Como explicado acima, os liners são uma opção para o teu bebé ter o rabinho ao seco.

Não obstante dessas proteções (liners), quer sejam descartáveis ou micropolares, elas diminuem a velocidade de absorção da urina pelo absorvente.


Se o seu bebé urinar um grande e potente jato de xixi, o absorvente não terá tempo de absorver todo este fluxo (primeiro filtrado pelo liner), antes de chegar a borda da fralda.



Privilegiar fraldas de malhas naturais como o algodão, o bambou ou ainda o cânhamo para uma melhor absorção. Se tiveres um bebé faz muito xixi, ele terá que estar diretamente em contacto com o absorvente (sem liner) a fim de evitar fugas.







Ainda tem problemas de fugas?


As fraldas são geralmente vendidas com o absorvente dito “standard”. Mas nada te impede de adicionar um absorvente ou um booster.


Por exemplo, o meu filho bebe muita água e as fraldas têm dificuldade em aguentar a quantidade de fluxo de urina! Consoante a fralda utilizada, adiciono 1 ou 2 absorventes e estamos tranquilos durante a noite toda.



Se tiveres outras questões, estou a tua disposição!


Até breve,

Eve

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

Hello!

FaceBook
Instagram

YouTube

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature