Fralda Reutilizável, como cuidar?

Atualizado: Jun 22

As fraldas reutilizáveis, além de ser benéficas para saúde do nosso bebé, são uma alternativa ecológica e económica às fraldas descartáveis.


Mas quem diz reutilizável, diz lavável, o que quer dizer que deverá ter um cuidado particular para manter a fralda eficiente durante vários anos. Aqui tocamos no ponto temido pelos pais! 😊 Elas são um investimento real, portanto, deverá cuidar bem delas.

Não se preocupem, não é difícil de tirar as nodoas, lavar, secar e desobstruir as suas fraldas. É simplesmente importante de conhecer os métodos certos, estes novos hábitos vão facilmente integrar-se na vossa rotina diária.

Fralda Reutilizável Hamac - Foto by Instant'Thé

Como fazer stock das fraldas reutilizáveis? Como lava-las e secá-las?

Juntos, vamos ver um sistema de manutenção fácil que permite utilizar as fraldas mais tempo e conservá-las num estado impecável.


Antes da primeira Utilização

A fibra natural da fralda reutilizável terá a sua capacidade máxima de absorção depois dezenas de lavagens. Claro que é possível usá-las antes, elas são feitas com tecidos absorventes e absorvem logo na primeira utilização. Enquanto aguarda a absorção máxima, terá simplesmente que trocar o seu bebé com mais frequência.


No entanto aconselhamos o seguinte procedimento:

  1. Fralda reutilizável e absorventes devem ser embebidas durante 12 horas em água fria para inchar a fibra da água. Este procedimento evitará os encolhimentos.

  2. Lavar 2 ou 3 vezes com as suas roupas a 40ºC, não é preciso de colocá-las secar entre as lavagens.

Se utilizar boxer / cueca impermeável e liner micropolar, 1 lavagem é suficiente porque as fibras não são absorventes.


Entre 2 lavagens




Se a fralda tiver fezes:


Retire o máximo possível (se tiver folha de proteção (liner) é mais fácil!).

Coloque as fezes na sanita e se tiver um liner (folha protetora), deite-o no lixo se estiver sujo, para que não entupa a canalização. Não recomendamos que deite as folhas na sanita.


Se a fralda foi atingida pelas fezes ou se não utilizar a folha de proteção (liner), remova o excedente dos resíduos sob água corrente.




O armazenamento das fraldas sujas

Existem várias técnicas para armazenar as fraldas.


O conselho Marie Nature é o stock a seco, sem lavagens anteriores (unicamente em caso de fezes) num balde sem tampa, 2 ou 3 dias máximo. É importante ter uma ventilação, mesmo pequena, das fraldas sujas.


Embeber as fraldas em água, mesmo com óleos essenciais, é desaconselhado por que promoverá a proliferação das bactérias e as suas fraldas ficarão mais fragilizadas.

A Lavagem

Para lavar, escolha um detergente suave e adequado * para fraldas reutilizáveis.

Lavagem da Fralda Reutilizável

Recomendamos enxaguar as fraldas reutilizáveis antes da lavagem, isso permite uma boa eliminação das fezes e resíduos de urina para que depois possa ser lavada.

  • a 40 °: normalmente lavar a 40 ° é suficiente.

  • a 60 °: recomendamos lavar a 60 °, se houver odor, durante a dentição ou alguma doença, se os absorventes estiverem muito sujos.

Se as fraldas ou absorventes estão manchados, adicione diretamente na máquina 3 ou 4 colheres a sopa de percarbonato de sódio.

Também é possível deixar as fraldas de molho com percarbonato de sódio durante a noite com água entre 40 a 60ºC .


Se na vossa zona a água é muito calcária, é possível adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de bicarbonato para suavizar a água.


Se acham que este método não é suficiente e que os odores persistem, o nosso parceiro Lulu Nature, fabricante de fraldas reutilizáveis desde 2004, tem uma dica comprovada:

"Realize uma lavagem com centrifugação antes de lavar (e não uma pré-lavagem que lava os absorventes com a mesma água). Essa etapa permite de retirar as impurezas restantes dos absorventes com muito menos água do que a lavagem a mão ou imersão, que também são ineficazes. Após o enxaguar na máquina de lavar, as fraldas podem ser lavadas com as roupas do resto da família”.

Evite amaciadores, branqueadores, azurante óptico, detergentes com glicerina bem como nozes de sabão que podem entupir as fraldas (fator de fugas e de irritações) e diminuir a absorção do tecido.

Reduza as quantidades recomendadas de detergente: 1/4 a 1/3 será suficiente!

Para que as suas fraldas reutilizáveis sejam desinfetadas naturalmente: adicionem algumas gotas de óleo essencial de sua escolha (laranja, tangerina, lavanda, limão, tea tree, etc.



// Dicas //

  • Se acharem que os seus detergentes deixam as suas fraldas gordurosas, reduzam a dosagem, isso pode resolver o problema!

  • As manchas persistem? coloquem seus absorventes ao sol e aproveite do seu maravilhoso poder branqueador!

  • A escolha do detergente certo é essencial para uma manutenção bem-sucedida e uma boa higiene.

Boxer / Cueca impermeável

Não é necessário lavar a proteção impermeável a cada muda.

É possível ventilá-la enquanto aguarda o próximo uso ou lavá-la com água. Após 3 utilizações sem lavar, lave o boxer ou cueca impermeável com as restantes das fraldas reutilizáveis.

Centrifugação

Não aconselhamos uma centrifugação superior a 800 rotações por minuto.

A longo prazo, isto pode danificar ou reduzir a vida das suas fraldas reutilizáveis.


A secagem

Qualquer produto com matéria sintética (parte impermeável), não pode passar na máquina de secar. A fibra de bambou também não é apreciadora da máquina de secar.


Se tiver que usar a máquina de secagem para as outras fibras naturais, privilegie uma secagem muito suave a baixa temperatura. Este método é prático, mas pouco ecológico.


Privilegiar ao máximo a secagem ao ar livre que é muito mais saudável para as fibras naturais, económico e ecológico!

Notar que o sol tem um efeito branqueador nas fraldas reutilizáveis e absorventes.


Fraldas Reutilizáveis Lulu-Nature

O tempo de secagem das fraldas reutilizáveis ​​depende do método de secagem, mas também do tipo de fralda.

Ter um stock suficientemente de fraldas (em média 20) para ficar confortável e lavar a cada 2-3 dias.


As suas fraldas reutilizáveis absorvem menos, têm fugas, cheiram o amoníaco ou o seu bebé têm irritações frequentes?

Se tiver um desses problemas, significa que os porros da fralda estão entupidos.

São consequências de residios de detergente, água calcaria ou dos produtos gordurosos de hidratação para o rabinho do bebé.


Procedimento com a maquina de Lavar: Lave suas fraldas limpas sem detergentes a 60 ° com 2 colheres a sopa de carbonato de sódio (opcional: 3 ou 4 colheres de percarbonato de sódio) e ½ copo de vinagre branco na gaveta do detergente. É possível de ter de repetir a operação 2 ou 3 vezes consoante a necessidade. Evite o uso de produtos agressivos para fraldas.


Procedimento numa bacia: Água entre 40 e 60ºC com 2 colheres de sopa de carbonato de sódio e ½ copo de vinagre branco. Misturar bem a água e colocar os absorventes, deixar de molho durante a noite. Repetir o procedimento até a água ficar transparente. Depois fazer um ciclo a 60ªC sem detergente na máquina de lavar.


Carbonato de sódio, Percarbonato e vinagre branco para cuidar das suas fraldas reutilizáveis

Depois deste tratamento, as suas fraldas recuperarão sua eficácia

Para evitar este transtorno, recomendamos lavar as suas fraldas num ciclo a 60ºC unicamente com 2 colheres de carbonato de sódio (opcional: 3 a 4 colheres de percarbonato de sódio) a cada 3 meses.

Atenção

Esta receita não substitui os conselhos de manutenção do fabricante da fralda.


Use esta receita quantas vezes quiser com os absorventes mas mesmo assim use este procedimento com moderação. Quando o vinagre branco é utilizado com muita frequência, ele danifica os elásticos das fraldas reutilizáveis.



Já não existem segredos no que toca à manutenção das fraldas reutilizáveis! No entanto, se tiver qualquer dúvida, não hesitem em contactar-me 😊




* Aqui estão alguns detergentes compatíveis (lista não exaustiva): Formil (em pó ou líquido), Tandil (em pó ou líquido), Skip higiene, Ariel original (em pó ou líquido) ...

Se fizer o seu detergente caseiro, confirmar que o sabão utilizado não contém glicerina.

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature

Hello!

FaceBook
Instagram