Fabricar o seu próprio sabão em 10 minutos?

Fazer o seu sabão caseiro é uma tarefa muito fácil, muito divertida e económica.



Hoje, vou propor-vos de fabricar o vosso sabão com glicerina (“melt and pour” em inglês). Ao contrário da saponificação a frio, o seu sabão poderá ser utilizado minutos depois de o ter fabricado.


Quer dizer que, se tiver um aniversario de última da hora, poderá improvisar, fabricar o seu sabão com ingredientes disponíveis em casa e oferecer uma prenda original!




A grande vantagem dessa atividade é que é adaptada as crianças (com supervisão de um adulto claro!). Aprendi a fazer sabão com glicerina na escola, devia ter 6 ou 7 anos… mas esta preparação pode ser feita com crianças mais novas.


Além dessa vantagem muito útil para as mamãs, papás e outros familiares que se ocupam de crianças, este método de fabricação é fácil e rápido de realizar.

O que adoro no fato de fabricar os meus produtos, é de poder decidir quais os ingredientes utilizados consoante a necessidade do meu corpo e da minha vontade.




Glicerina, sim mas qual?


Existem 3 tipos de glicerina:

  • glicerina mineral ou sintética (as mais conhecidas e as mais utilizadas nos sabões comerciais), derivada do petróleo. Penso que não é necessário de descrever os impactos ambientais e causas eventuais que pode ter na nossa saúde.

  • Glicerina animal

  • Glicerina vegetal

Nós aconselhamos o uso de glicerina vegetal e se possível de origem biológica.



🛑 Cuidado, com os produtos que compramos, por que é impossível de saber que tipo de glicerina foi utilizada para o fabrico do sabão. Por essa razão, privilegiar os produtos com uma certificação ou um rotulo ecológico.



Antes de passar para o fabrico do nosso sabão, queria ver convosco os benefícios que oferece um sabão de glicerina.




A glicerina é um perfeito aliado para as diferentes perturbações da pele, quer ela seja frágil, seca, ou se sofre de comichões, de erupção cutânea… ela permite de manter uma pele saudável por que a glicerina é:


  • Hidratante, tem a capacidade de absorver a humidade e de reter a água sobre a pele (função emoliente) e é adequada a todo o tipo de pele.

  • Efeito calmante, apropriado para as pessoas que sofrem de alergias por que a glicerina elimina a sensação de formigueiro, a descamação e hidrata a pele seca.

  • Pele mais elástica e suave, limpa os poros obstruídos pelas impurezas, um aliado contra a acne, borbulhas, mas também contra as rugas, para aliviar as queimaduras de sol, etc. A glicerina também permite a pele de ficar protegida das agressões exteriores.

  • Oferece uma textura suave e agradável aos seus sabões

  • Ph neutro que permite adaptar-se a qualquer um de nós, ele pode ser usado nos bebés e pessoas com peles sensíveis.


Consegui convencer-vos a experimentar um sabão de glicerina? Ok vamos começar.


Ingredientes


Possíveis de adicionar consoante as vossas vontades para personalizar o vosso sabão:

  • Óleos essenciais, cuidado em não os aquecer. Adicioná-los o mais tarde possível na preparação para manter as suas propriedades. Contar em média 4 gotas para 250 gramas de sabão.

  • Esfoliantes, flocos de aveias, borra de café, coco,…

  • Flores/folhas/cascas secas

  • Especiarias em pó, canela, flocos de aveia, curcuma,….

  • Óleos Vegetais, azeite, ricin, amêndoa doce,…..


Deixe a sua imaginação trabalhar!




Material necessário


  • Sabão de glicerina vegetal (melt and pour”), se não encontrar na tua loja biológica, encontre na loja online Plena-Natura ou Atelier do Sabão.

  • Forma para sabão ou forma em silicone

  • Facultativo: Álcool etílico (colocar num vaporizador limpo: ele vai servir para retirar as bolhas que se formam no sabão antes do tempo de secagem), óleo essencial, colorante, argila, flores ou sementes secas, óleo vegetal, miniaturas,…


Na receita que vos vou apresentar, usei os ingredientes seguintes para o meu sabão de glicerina:


Argila vermelha

Rica em oxido de ferro e oligoelementos, ela é adequada para todo o tipo de pele, particularmente as peles sensíveis e irritadas. Graça a propriedade de melhorar a circulação sanguina, a argila vermelha limpa, purifica e tonifica a pele, oferecendo um efeito natural, luminoso e rejuvenescida à pele.


Óleo de grainha de uvas

Luta contra o envelhecimento da pele e nutre a pele seca ou hidrata a pele oleosa. Óleo que penetra facilmente na pele.



Receita


1. A primeira etapa é a de calcular + ou – a quantidade de sabão de glicerina que irá precisar para encher a sua forma. Depois terá que a corta em pequenos cubos.


2. Colocar os cubos no recipiente que suporte o calor. Colocá-la em banho-Maria com um fogo médio e aguardar que derreta. Também é possível, colocar o recipiente no micro-ondas e fazer aquecimentos de 30 segundos de cada vez.


3. Aproveitamos este momento para pulverizar o álcool etílico por cima da forma, ou passamos um pano embebido em álcool etílico.


4. Quando sabão está derretido, retirar do fogo e adicionar rapidamente os ingredientes desejados (óleos essenciais, colorantes, argilas, fores secas,….)


5. Se quiser adicionar objetos sólidos ou outros ingredientes para dar um efeito diferente, é a boa altura!


6. Agora é só verter a nossa preparação na forma escolhida, encher até acima.

Cuidado para não entornar 😊 Se por alguma razão a sua preparação começou a solidificar e ainda não foi colocada na forma, volte a aquecê-la alguns segundos até ficar líquida.


7. Vaporizamos novamente o álcool etílico por cima do sabão logo depois de ter vertido a preparação ainda líquida na forma a fim de evitar bolhas de sabão.


8. Deixar arrefecer o sabão durante 2 ou 3 horas (1 hora no congelador), até eles ficarem duros. Virar a forma para desenformar os seus sabões.

Guardar os seus sabões num recipiente durante a noite para uma secagem completa.




🧼 Se quiserem aprender a fabricar um sabão, a saponificação a frio, aconselho as aulas online da Verónica de Biovó. A aula é acessível (para ser sincera, tinha receio por que nunca fui muito boa aluna em matemática e física…🤣), com vídeo e mesmo depois do curso a Verónica está sempre disponível para esclarecer as nossas dúvidas. Adorei!



Não hesitem em partilhar um comentário com as vossas dicas e receitas de sabão solido!


Divirtam-se e Feliz Natal 🎅🏼


Eve