DIY fabricar uma vela em 5 minutos



Hoje, vou propor-vos um DIY fácil e muito rápido de fazer: Vela caseira


Em casa, somos apreciadores de velas. O problema é que as velas poluem ainda mais o nosso ar que respiramos. A fim de continuar a aproveitar deste prazer e de limitar o impacto nocivo, decidimos de fabricar as nossas próprias velas, unicamente com produtos naturais, bem mais acessíveis que nas lojas biológicas.


Nesta altura de inverno, apreciamos ainda mais um ambiente com luzes quentes e suaves.

Estas velas de cera vegetal 100% natural, são perfeitas para acompanhar os seus diferentes eventos como jantares festivos, casamentos, … etc.

Mas também são uma ótima prenda para as festas de final do ano, que podemos personalizar consoante a nossa imaginação.



Por que confecionar a nossa própria vela?


A maioria das velas vendidas são feitas com cera de parafina (cera de origem mineral), obtida do petróleo. Certo, muito mais barato, mas também muito mais nocivas por que durante a combustão, elas libertam partículas orgânicas voláteis que são reconhecidas com cancerígenas, e que podem causar alergias ou asma. Essas partículas permanecem no ar durante muitas e muitas horas….


Claro, o preço de velas naturais pode ser mais alto que as velas tradicionais.

Temos de ter em conta que os riscos de toxinas não são comparáveis, ainda mais se tiver uma criança, um asmático ou simplesmente para sua saúde.


E criar as suas próprias velas, personalizar-las com uma decoração ou um cheiro, vale a pena este esforço; Elas terão também uma durabilidade muito mais longa!




Material


🕯 Para fabricar a nossa vela, é necessário uma cera vegetal, muito mais saudável para nossa saúde! Existem diferentes tipo de cera vegetal; privilegiar as ceras ecológicas sem OGM, elas são biodegradáveis = 100% natural e 100% vegetal!


Geralmente usamos a cera vegetal de soja por que ela é vegan, mais fácil a encontrar, muito mais acessível e tem a vantagem de ter uma combustão baixa (importante para não alterar o perfume) e lenta que permite de aproveitar da luminosidade da vela muito mais tempo! Notar que na cultura de soja não são usados pesticidas nem herbicidas.


🕯 Um pavio 100% algodão, a fim de ter uma chama mais luminosa e brilhante. Com um pavio em algodão, o cheiro da cera não será alterado.


O material necessário para fabricar a nossa vela


  • Recipiente: lata de conserva (tipo de sardinha), frasco de recuperação (iogurte,…), ½ laranja sem polpa, forma em silicone,…

  • Cera vegetal sem OGM

(Medir a quantidade de cera desejada. Será necessário o equivalente do dobro da capacidade do frasco. Por exemplo, se o recipiente é de 100ml, será preciso de 200ml de cera.)

  • Pavio de algodão + base metálica pavio

  • Papel-alumínio


Facultativo

  • 1 pacote de chá para cor (2 ou 3 se quiser uma cor mais pronunciada)

(Exemplos, vela amarela = chá de citrinos; vela vermelha= chá de frutos vermelhos; vela verde= chá verde;…)

  • óleo essenciais para o cheiro (máximo 10%)



Procedimento


1. Derreter num fogo suave a cera no banho maria e retirar do fogo.

Se quiser colorir a sua vela, colocar o saco de chá na cera quente (90/100ºC) e deixar macerar durante 15 minutos, mexer regularmente o saco de chá. Retirar do fogo e retirar o saco de chá.


2. Tirar a medida do recipiente com o pavio e começar a preparação: mergulhar o pavio de algodão cortado anteriormente por 2 minutos na cera derretida.

Retire o pavio e coloque-o sobre uma folha de alumínio.


3. Moldar o pavio mantendo a posição direta, até ela colar a folha de alumínio.

Deixar o pavio de algodão arrefecer durante uns minutos no congelador. Ela tem de estar direita e rígida.


4. (Facultativo) Adicionar o(s) óleo(s) essenciais na cera e misturar.


5. Colocar o pavio na base metálica e apertar a base para o pavio ficar fixo.



6. Para manter o pavio seguro, centrar ao meio do recipiente com 2 lápis, se não conseguir, fazer um nó, com o pavio, no lápis e deixe a vela arrefecer.



7. Verter a preparação líquida, mas pastosa no recipiente. Verificar que o pavio e a base metálica estão direitos e estão a tocar o fundo do recipiente.


Conselho: depois de despejar a cera, não mova mais o recipiente, caso contrário, poderá obter marcas irregulares de cera derretida nas bordas do recipiente.


8. Deixar arrefecer a preparação até a cera ficar dura (uma noite).

Se utilizou como recipiente uma forma em silicone, poderá retirar a forma quando a cera estará rígida.


9. Corte o pavio, deixando 0,5 cm de altura acima da cera. Decore os frascos como achar melhor. Podemos usar ráfia, fita, cordão, .... Mas também pode deixar o frasco sem nenhuma decoração. Como preferir e consoante os gostos.




E pronto! A sua vela feita em casa por si, está pronta para iluminar as suas noites de inverno. Ou para os seus eventos, jantares festivos, casamentos, festas de Natal,… ✨

Esta vela ecológica vai decorar a sua mesa com um toque caloroso. E, como presente, ela fará uma pessoa feliz!



Como correu o fabrico da sua vela? Esta satisfeito e orgulhoso do resultado?


Desejo-lhe boas festas 🎅🏼

Até Breve,

Eve!



👉🏼Comprei o material para fabricação de velas, na loja online Plena Nature

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

Hello!

FaceBook
Instagram

YouTube

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature