Descartar-se dos Toalhetes Descartáveis!

Atualizado: Jun 22


Toalhetes Descartáveis

O pouco de contacto que tive com toalhetes descartáveis, deixaram-me a mãos “pegajosas” e com um perfume demasiado intenso para o meu gosto. Nunca me veio ao espírito a utilização de toalhetes para o meu filho Henrique. Dei conta do fenómeno “toalhetes” quando me tornei mãe. Ainda hoje, fico impressionada que com a exceção de algumas mães, a maioria utiliza os toalhetes descartáveis na higiene diária dos seus bebés.



Há muito anos que sabemos que esses toalhetes descartáveis são nocivos para o ambiente, mas comecei seriamente a questionar-me sobre a sua nocividade no dia que, em casa de amigos, manchei um tapete branco com vinho tinto e que a dona da casa fez desaparecer a mancha com um toalhete para bebé.



Os toalhetes descartáveis invadiram nossas vidas seja para limpar o rabinho do nosso bebé ou para limpar a casa.


Estes pequenos pedaços de tecido impregnados de substâncias nocivas (detergente, leite de limpeza, perfume, conservantes, etc.) têm vantagens práticas. Eles estão prontos para o uso fácil, transporte e respetivo descarte. E sem necessidades de uma gota de água! A modernidade é mesmo fantástica! Tirar-Usa-Deita fora.



Hummm… mas será que utilizar uma esponja com vinagre branco é um ato sobre-humano?

Desperdiçamos muito tempo a limpar o rabinho do seu filho com uma luva húmida?


Esses toalhetes descartáveis que enchem os nossos lixos são um flagelo para o nosso ambiente e para nossa saúde! A sua produção, é extremamente poluente, a degradação dos resíduos lenta e os produtos presentes nos toalhetes poluem o solo e a água. Eles são considerados como um desperdício de primeiro uso porque os toalhetes descartáveis e as embalagens não podem ser reutilizáveis, nem reciclados!


Eles são 16 vezes mais caros e geram 20 vezes mais lixo que uma limpeza clássica.

Além de poluir, os toalhetes são produtos potencialmente perigosos para a saúde. Eles são irritantes e estão cheios de produtos poluentes, tóxicos e de perturbadores endócrinos que afetam a nossa imunidade.



As reações aos toalhetes descartáveis, incluído os especiais “peles sensíveis”, são diversas como infeções fúngicas, cistite, problemas urinários, alergias, irritações do rabinho do bebé, etc… uma série de moléculas são depositadas nas membranas mucosas ou na fina pele dos bebés que são altamente alergénicas. Notar que a pele dos nossos filhotes é mais frágil e muito mais permeável que de um adulto.



Alternativas menos poluentes, mais baratas e eficazes ?


Para o rabinho do nosso bebé:


Em casa, uma luva húmida para limpar a urina; se tiver fezes, aconselho de utilizar a luva com água e sabão. Para não desenvolver uma micose ou um fungo, terá que secar muito bem a pele do bebé com uma toalha ou com um secador com ar medio frio.

Para creche ou saídas, uma caixa de recuperação hermética com algodões, compressas ou tecidos. É possível humidificá-las com gotinhas de água antes de sair ou utilizar o linimento (receita) como creme de limpeza e para hidratar.


Para casa:


Um desinfetante multiuso para os seus toalhetes caseiros:


  • Toalhetes caseiros (recuperação tecidos microfibra, algodão,…)

  • Vinagre branco

  • Cascas de citrinos (laranjas, limões, toranjas)

Encher um frasco com toalhetes reutilizáveis e cascas de citrinos. Adicionar 50% de água + 50% de vinagre branco no mesmo frasco.

Fechar o frasco e agitar bem. O frasco deve ser novamente agitado antes de cada uso.

Quantas mais semanas os toalhetes ficarem de molho, mais cheirosos serão!



Fundamental a ter em casa

toalhetes descartáveis

  • Vinagre branco será o seu melhor aliado para desinfetar.

  • Sabão preto o mais eficaz para retirar a sujidade e a gordura.

  • Bicarbonato de sódio é um abrasivo suave anticalcário e é um desodorizante.

  • Carbonato de sódio tem propriedade caustico junto com o vinagre branco, antitártaro, anticalcário e desinfetante.


Consoante a utilização final, os produtos podem ser misturados para limpar toda a sua casa de modo ecológico e de forma saudável para todos os membros da família.


Conhecem outras receitas?

Partilham comigo a vossa experiência com toalhetes descartáveis ou laváveis!

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature

Hello!

FaceBook
Instagram