Copo menstrual: Vantagens & Inconvenientes
Atualizado: Mar 3
Pouco a pouco começamos a ver alertas sobre o uso de pensos higiénicos e tampões descartáveis. Como já deve ter ouvido, felizmente existem alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Como o copo menstrual!

O copo menstrual (Cup) é um dispositivo em silicone flexível que inserimos na vagina durante o ciclo menstrual, e recolhe o sangue menstrual.
O silicone é uma matéria inerte, hipoalergénico e sem poros abertos para alojar bactérias e sem petróleo; pelo que até as mais sensíveis poderão usá-lo.
O Copo menstrual não é absorvente, por essa razão não irrita os tecidos da mucosa vaginal e não modifica a flora vaginal.
Graças ao seu efeito de ventosa, não terá fugas se usar o copo menstrual com o tamanho certo e bem colocado.
Como escolher o copo menstrual?
O copo menstrual tem que ser escolhido consoante a sua idade, o seu fluxo ou história (se teve um parto ou não).

Porquê optar para o copo menstrual?
O copo menstrual é ecológico e económico
Reutilizável e lavável, o tempo de vida aproximada de um copo menstrual é entre 5 a 10 anos! Quer dizer que durante longos anos, não gerará nenhum resíduo relacionado ao seu período (exceto seu copo menstrual!).
O meu copo anterior teve uma vida de 16 anos, tive que trocar de copo depois do meu primeiro parto.
O copo menstrual é saudável
Hipoalergénico e não abrasivo (ao contrário de outras proteções descartáveis) e, zero substâncias tóxicas, zero disruptores endócrinos. Não seca a flora vaginal e é adequado às mucosas mais sensíveis.
O copo menstrual limita a proliferação de bactérias e o aparecimento de infeções se respeitar o procedimento básico de higiene.

O copo menstrual é confortável e invisível
O copo é tão confortável que pode ser esquecido! Ele adapta-se ao seu estilo de vida e passa despercebido na sua bolsa de toilette ou quando está nua.
Está livre de escolher qualquer desporto, mesmo aquático, ele será o seu melhor aliado. O silicone da cup, flexível e hermético, adere as paredes da vagina que garantem-lhe uma proteção anti fuga.
O copo menstrual é adequado para todas
Que seja pela morfologia ou a idade. A partir do primeiro período menstrual para jovens mulheres como para mães de vários filhos.

O copo menstrual So’Cup de Marie Nature é feito de silicone de qualidade médica, ligeiramente rígido e flexível para um uso fácil, para adaptar-se a qualquer idade, (até meninas mais novas), e a qualquer morfologia.
Quais são os inconvenientes?
A adaptação na introdução e o posicionamento do copo menstrual na vagina pode requer um pouco de tempo e paciência. Não desista!
Pelo contrário, aproveite a oportunidade para se conhecer a si mesma, seu corpo irá agradecer-lhe!
Para utilizar o copo menstrual é necessário se sentir confortável com o seu sangue.
Sim, como o nosso próprio sangue por que terá que esvaziar e limpar o copo menstrual entre cada utilização.
No início pode ser um pouco desestabilizador para algumas de nós, mas habitua-se rapidamente a conviver com o seu período por que é apenas manifestação mensal do ciclo de vida.
Cada uma de nós temos corpos e vaginas diferentes. E como tudo, o inconveniente pode ser real para umas e não para outras.
Cada copo menstrual é diferente, uns com silicone mais rijos, outros com o copo mais longo,… o mais importante e sentir-se confortável.
Quais são os riscos para saúde?
Os riscos do copo menstrual são mínimos comparado com as proteções descartáveis. No entanto, estando em contacto com as nossas partes íntimas, é necessário respeitar alguns procedimentos de higiéne que são as seguintes:
Esterilizar o seu copo no início ou no final de cada ciclo. O ideal seria de ter 2 copos para poder esterilizá-los antes de cada inserção na vagina.
Lavar as mãos antes e depois de inserir o copo na vagina
Lavar o copo menstrual com água e sabão entre 2 utilizações
Esvaziar e lavar o seu copo a cada 6 horas no máximo.
Síndrome de choque tóxico, o que é?
A síndrome do choque tóxico é o resultado de a libertação de uma toxina no sangue pelo staphylococcus aureus.
Muito raro, a síndrome de choque tóxico afeta cerca de 1 mulher em cada 100.000, e pode ocorrer durante a utilização de uma proteção menstrual intravaginal.
As consequências podem ser dramáticas ou até fatais.
Por essa razão que as regras de higiene listadas acima são fundamentais porque o risco de síndrome de choque toxico é mínimo.
A boa escolha do copo menstrual, além de evitar fugas e desconforto, serve também de minimizar a entrada de ar na vagina para limitar a proliferação do Staphylococcus aureus na presença de oxigénio.
Agora entende por que aos meus 16 anos, comecei a usar o copo menstrual e porquê não voltarei a usar proteções descartáveis.