Champó com farinha de grão

Sim, sim, o titulo não está errado 😂


Usei vários anos o champó com ovo. Sim, eu sei não é nada vegan, mas funciona muito bem e é muito prático por que encontras ovos em qualquer parte do mundo! Enfim, hoje não vamos abordar este assunto. Vamos falar do champó de farinha de grão.




Com este champó, meu cabelo fica limpinho e o meu couro cabeludo não fica irritado. As pontas do meu cabelo são lindas! O cabelo encaracolado do meu filho Henrique fica com caracóis lindos e perfeitos.



Escovo o cabelo diariamente para repartir o sebo e lavo-o 1 vez por semana.

Cada domingo 😊







Quando comecei a grande aventura da vida sem champô (em 2007), foi porque quando trabalhei na India não geri muito bem o meu stock de champô sólido e tive que encontrar uma alternativa rapidamente. Queria algo simples, fácil e económico!


Económico, por que estava em serviço humanitário voluntário e preferia usufruir de visitas e viagens do que gastar dinheiro em produtos corporais. Foi desta forma que o ovo virou o melhor amigo do meu cabelo.


Há pouco anos, uma amiga falou-me sobre o champô de farinha de grão. Fiquei imediatamente intrigada e curiosa! Hoje, depois de 3 anos de muito sucesso, quero compartilhar minha receita super simples, rápida e eficaz contigo.



Essa receita tem muitas vantagens: é económica, sem produtos químicos se optares pela farinha biológica, vegan, nacional e não pica os olhos. Perfeita para crianças!

Se encontrares farinha a granel, esta receita torna-se em zero desperdício.

Se não gostares deste champó, podes usar a farinha para fazer hamburger vegan ou húmus. Yammmm adoro!



Para um champô será preciso:


  • Farinha de grão, 2 colheres para um comprimento de cabelo até os ombros como os meus

  • Água, contar um pouco mais que o dobro de volume da farinha

Misture tudo num fraquinho.



  1. Desembaraçar o cabelo, especialmente se for comprido.

  2. Molhe o cabelo e aplique a pasta na cabeça toda. Não te esqueças de aplicar também nos cabelos da nuca.

  3. Massaja bem o teu couro cabeludo.

Também podes aproveitar para lavar a tua cara e o corpo! A farinha de grão com a água transforma-se num leite suave, a sensação é tão agradável! É o mesmo procedimento que usas com o teu champô habitual.


Depois de ter lavado o cabelo, aplico o meu amaciador vinagre de sidra (pode ser de coco, de vinho, de framboesa,… não experimentei o balsâmico) + aproximadamente ¾ de água.


Quando teu cabelo estiver seco e se tiveres residios de farinha, não entres em pânico, eles soltam-se facilmente quando escovares os teus cabelos com uma escova com picos ou um pente.


Se usares champô vulgar e iniciares com alternativas naturais, o teu cabelo pode necessitar de um tempo de adaptação.


Se quiseres, lavagem do meu cabelo ao vivo 😊


E tu, como é que lavas o teu cabelo? Partilha connosco as tuas dicas nos comentários!


Até breve,

Eve