Fralda reutilizável ou descartável?

Atualizado: Jun 22

A fralda reutilizável é de fácil uso, suave e agradável, preformada, adaptando-se ao peso do bebé como uma fralda descartável.


Olá mamã e papá,


Se estão a ler este artigo é porque estão curiosos em saber mais sobre as fraldas reutilizáveis, mais ainda estão indecisos ou necessitam de mais informações.


Sendo adepta das fraldas reutilizáveis, espero conseguir responder às vossas dúvidas e conseguir convencê-los a entrar no fabuloso mundo das fraldas reutilizáveis. Caso ainda subsistam algumas interrogações, contactem-me diretamente, pois terei muito gosto em responder às vossas questões.



5 pontos importantes a saber antes de se lançar


Fralda reutilizável nova geração

A fralda reutilizável de pano, em tecido dito "ecológico" não tem nada a ver com as fraldas de antigamente utilizadas pelos nossos avós. Hoje, a fralda reutilizável é preformada, perfeitamente ajustável e hipoalergénica. Feita de fibras naturais, fácil de lavar e de cuidar.


Zero preocupação

Terminou o tempo de se preocupar em comprar fraldas. Uma vez que têm um stock com uma média de 20 fraldas, basta lavá-las a cada 2/3 dias. Carregamos no botão ON da máquina de lavar e VOILÀ…volta a ter fraldas prontas para uso.


Beloooo Bebé

No verão, a fralda reutilizável e uma t-shirt será suficiente! Para além de ser o bebé mais lindo e com estilo, ele estará mais à vontade e confortável.


Facilidade no desfralde

A fralda reutilizável não contém gel absorvente ou outro produto químico que solidificam a urina. Ao crescer, o seu bebé será limpo mais cedo por que depois de ter feito as necessidades, ele ganhará consciência da humidade no tecido da fralda reutilizável.


Economia à vista

Retorno sobre investimento. Certo, o investimento inicial pode ser mais caro que um pacote de fraldas descartáveis. Mas economizamos a longo prazo, porque o fato das fraldas serem reutilizáveis não será mais preciso de se preocupar em comprar fraldas a cada semana durante todo o crescimento do seu bebé.


Mais ainda, não precisa de investir novamente em fraldas se tiver um segundo bebé. Também é possível vender as suas fraldas em segunda-mão.


Juntos, vamos ver agora os benefícios no uso diário de fralda reutilizável para o seu bebé


A fralda reutilizável que mantêm o seu bebé saudável!

A primeira vantagem da fralda reutilizável é que é saudável para o bebé: Um bebé passa em media 2 anos ½ , 24/24h com fralda.


Por essa razão é importante de ter noção do tipo de material que estará em contacto constante com a sua pele. Os tecidos absorventes de cânhamo, bambou ou algodão são 100% naturais para minimizar o risco de irritar a pele delicada do bebé.


Evitar o uso de fraldas plásticas e optar por tecidos certificados sem produtos nocivos é proteger a saúde do seu bebé e preservar o nosso planeta.


Notar que os bebés que usam fraldas reutilizáveis têm menos problemas dermatite e de assaduras.

Mais conforto

Por serem tecidos naturais e respiráveis, mesmo no verão, permite que a pele do seu bebé respire, evitando transpiração e calor excessivo. Além disso, a fralda reutilizável é confortável, a sensação do tecido e sua suavidade não pode ser comparada a uma fralda descartável.




Preservar o meio ambiente e reduzir os seus detritos

Se seu objetivo é reduzir o lixo doméstico e a sua pegada ambiental, a fralda reutilizável é feita para si! Ao usar fralda reutilizável, cuidamos do meio ambiente. De fato, todos sabemos que a quantidade de resíduos que produzimos excede as capacidades naturais do nosso planeta em se regenerar.


A fralda descartável, mesmo biodegradável, leva cerca de 7 anos para se decompor. Imagine o grão de areia que é na contribuição na preservação do nosso mundo.


A fralda reutilizável é mesmo económica?

A fim de responder de forma concreta à sua dúvida, vamos fazer os cálculos juntos:

Um único bebé precisa no mínimo 4500 fraldas descartáveis.


No primeiro ano, mudamos o nosso bebé em media 5 a 7 vezes /dia e 5 vezes os anos seguintes.


O desfralde será feito em média aos 2 anos ½ durante o dia e aos 3 anos durante a noite.


  • Fralda descartável

O preço médio de 1 fralda descartável é de 0,30 euros (variável consoante a marca).

Orçamento mínimo previsto será: 45000 x 0.30 = 1363,5 euros.


Se utilizar marcas mais caras, o custo será ainda maior.


  • fralda reutilizável

Para um bebé será necessário no mínimo (para uma lavagem todos os 2-3 dias) 20 fraldas reutilizáveis, que poderão ser usadas para um segundo bebé. (Notar que as fraldas Hamac podem ser usadas para 4 bebés).

Orçamento mínimo previsto de 490 euros para fraldas reutilizáveis preformadas (exemplo com 20x fralda reutilizável Evolutiva 3/15 kg & 8x cueca impermeável Evolutiva).


Adicione custos de energia, água e detergente, cerca de 200 euros.

E se preferir utilizar o papel protetor descartável (liner), contar uma média de 100 euros.

= 490 + 200 + 100 = 790 euros tudo incluído durante os 3 anos de vida do seu bebé




Segunda-mão

Se conhecer alguém que utilizou fraldas reutilizáveis, não hesite em perguntar se existe a possibilidade de as reutilizar. Desta forma, o investimento inicial será mais baixo.


Alguns grupos nas redes sociais, permitem a compra e venda de fraldas em segunda-mão. Não hesitem em adquirir por via deste meio.


Depois de ter utilizado as suas fraldas, também tem possibilidades de vendê-la em segunda mão.



Para ter uma visão mais clara e facilitar a comparação entre a fralda reutilizável e descartável, fiz, no ano passado o quadro abaixo. Concordo, a imagem não é da melhor qualidade…, mas acho importante para completar o meu artigo 😊.

Fralda Reutilizável vs Descartável - dados e preços medios


Como transportar as fraldas quando estamos fora de casa?

Não há nada de mais fácil! O saco de transporte impermeável existe para facilitar as vossas saídas ao exterior ou para creche.


Quantas fraldas reutilizáveis são necessárias?

Se não quiserem fazer máquinas diárias, aconselho em comprar pelo menos 20 fraldas da seguinte forma: 75% (cerca de 15) para o dia e 25% (cerca de 5) para a noite.



Recapitulando, fralda reutilizável é:

  • Saudável

  • Confortável

  • Ecológico

  • Económico



Benefícios para o seu bebé,

para o seu porta-moedas

e para o planeta!







Consegui convencê-los a entrar no mundo da fralda reutilizável?





// Fralda de pano reutilizável, primeiros passos //

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature

Hello!

FaceBook
Instagram