Alerta com os detergentes domésticos!

Atualizado: Jun 23

Os detergentes de supermercados nos prometem suavidade e frescura. No entanto, encoberto pela cor agradável e pelo cheirinho sedutor, esses detergentes são muitos agressivos para nosso organismo e é uma bomba para o nosso ecossistema. Os fabricantes jogam com a nossa fobia dos micróbios!


Multiplicamos as moléculas, compostas de orgânicos voláteis para fabricar detergentes com odores atraentes que se adicionam com a poluição ambiente, cria moléculas muito mais tóxicas no interior das nossas casas.


Várias substâncias químicas "indesejáveis" são utilizadas nos produtos de limpeza que se revelam alérgicos, irritantes, corrosivos e perigosos para nós, mas também para o ambiente. Por exemplo o detergente para loiça age na nossa pele como nos pratos, desengorduram removendo sua proteção natural. Com qualquer produto, as nossas mãos devem ser protegidas para evitar alergia, feridas e/ou desidratação.



Os detergentes antibacterianos devem ser evitados absolutamente. Porquê? Primeiro, eles eliminam apenas uma parte das bactérias, não são antibacterianos a 100%. Segundo, as bactérias restantes levam apenas alguns momentos para multiplicarem-se, para ser a mesma quantidade que no início. Terceiro, os agentes antibacterianos favorecem bactérias mais resistentes que podem tornar-se SUPER-resistentes.




A revista francesa, 60 millions de consommateurs , editou uma lista dos componentes tóxicos para que todos os cidadãos possam verificar na parte de trás dos produtos de limpeza o quanto são perigosos e nocivos.


Os componentes perigosos:

Ácido clorídrico: irritante para a pele e o sistema respiratório, corrosivo.

Ácido oxálico: irritante para os olhos e pele, corrosivo, liberação de gases tóxicos se for misturado.

Ácido sulfâmico: irritante, corrosivo, tóxico para os organismos aquáticos.

Alquilo etoxilatos e derivados: irritante, tóxico para os organismos aquáticos.

Benzisotiazo-linona: irritante, alergénico, tóxico para os organismos aquáticos.

Butoxietanol: irritante, possível agente cancerígeno.

Cloreto de benzalcônio: favorece o aparecimento de microrganismos resistentes.

Cloreto de amônio: irritante, corrosivo, favorece o aparecimento de microrganismos resistentes.

Etanolamina: irritante para a pele e as vias respiratórias, corrosivo.

Etoxidiglicol (DEGEE): irritante para a pele e as vias respiratórias, corrosivo.

Peróxido de hidrogênio: irritante, corrosivo, perigoso em caso de mistura (ácidos, amônia), agente de combustão.

Lyral: altamente alergénica.

Hipoclorito de sódio: irritante para a pele e sistema respiratório, corrosivo, possível liberação de gases tóxicos se misturado, tóxico se deitar para águas residuais.

Lodopropynyl Butyl Carbamate : alergénico, irritante, corrosivo, muito tóxico para os organismos aquáticos.

Metaperiodate de sodium : irritante, corrosivo, tóxico para os organismos aquáticos.

Méthylchloroisothiazolinone : muito alergénico, muito tóxico para os organismos aquáticos, com efeitos a longo prazo.

Méthylisothiazolinone : muito alergénico, muito tóxico para os organismos aquáticos.

Phenoxyethanol : alergénico, irritantes, efeitos tóxicos para o sistema reprodutivo em doses elevadas em animais.

Hidróxido de sódio: irritante, corrosivo, ameaça potencial para a fauna e a flora.



Existem soluções eco amigáveis econômicas para limpeza da sua casa!



BICARBONATO DE SÓDIO

Pó muito fino, o bicarbonato de sódio é um produto 100% biodegradável que o servirá em quase todas as tarefas domésticas (descalcificação, desodorização, desengorduramento, amaciamento de roupas, etc.).

VINAGRE BRANCO

O vinagre branco é 100% biodegradável e não tóxico, também chamado vinagre de álcool, ele é usado especialmente para receitas caseiras de limpeza. Sua acidez e sua adaptação ao uso dos alimentos permitem ajudar a limpar, desinfetar, desodorizar, descalcificar quase todas as superfícies da casa, mas também conservar os talheres, panelas, brinquedos, etc., e até para eliminar as ervas daninhas.

CINZAS DE MADEIRA

Lembre-se de recuperar e preservar as cinzas de madeira seca não tratadas: elas serão muito úteis para a manutenção da casa, no jardim, mas também para ... seus dentes! Ricos em cálcio e sais minerais, as cinzas de madeira podem ser usadas como um componente natural de base para receitas para detergente de roupa, desengorduramento para loiça e manutenção de talheres, limpador de vidro ou até antilesmas e anticaracóis.

SABÃO PRETO

Simplesmente diluído em água morna, o sabão preto doméstico é usado como detergente para vários tipos de superfícies, mas também para proteger suas plantas de aranhas vermelhas, cochonilhas e pulgões.

SABÃO DE MARSELHA

O sabão de Marselha é usado principalmente para higiene pessoal. Mas também é usado para fabricar o seu detergente caseiro e remover manchas nas roupas (pré-lavagem), para manter jóias, couro, escovas, etc., desinfetar feridas, aliviar cãibras e reumatismos e fabricar o seus anti-pulgões naturais.

TERRE DE SOMMIèRES

Extraído das carreiras da área Mediterrâneo, o Terre de Sommières é uma argila usada como tira-nódoas natural seco, para os solos, móveis e tecidos frágeis. Pó muito fino, de cor variável consoante a sua origem, salpicar e deixar atuar algumas horas na mancha a remover, sem a necessidade de esfregar previamente. Quase todas as manchas desaparecem!



Cuidado com as crianças!

As crianças entram em contacto com eles quando andam a quatro patas, inalam os gazes libertados pelos produtos e a pôr os produtos na boca.


Para evitar esses encontros nefastos, é aconselhado:

  1. Privilegiar os produtos que respeitam a saúde e o ambiente (selo Eco-Label europeio), assim como esses usados pelas nossas avós como o vinagre branco, sabão preto, bicarbonato de sódio, … Além disso, limitar a utilização da lixivia, desinfetante potente, certo, mas potencialmente toxico para a saúde e o ambiente. Não é necessário desinfetar a casa toda a cada semana! Os micróbios são também essenciais a nossa saúde.

  2. Utilizar quantidades razoáveis, sobretudo com os detergentes domésticos concentrados.

  3. Nunca guarde produtos domésticos de baixo do lava loiça e casa de banho. Facilmente acessível.

  4. Não colocar um produto perigoso dentro de um recipiente alimentar (garrafa de água, de sumo,…) induz em erro.


Um conselho: ler as etiquetas antes de comprar um produto de limpeza. Ou apostar no vinagre branco para a manutenção da sua casa!

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature

Hello!

FaceBook
Instagram