Uma pergunta ? Encontre a resposta aqui:

Fraldas Reutilizáveis

Porque o absorvente da fralda deve ser lavado várias vezes antes de utilização?


As fibras naturais do absorvente, são novas e atingem a capacidade de absorção máxima depois de 10 a 15 lavagens. Dependente da fibra, a quantidade de lavagens, antes da primeira utilização, varia entre os fabricantes.

A MarieNature aconselha, antes da primeira utilização, a lavar o absorvente com o resto das roupas e secar ao ar livre 3 a 5 vezes o absorvente. Depois poderá começar a usá-lo, mas deverá mudar um bebé um pouco mais vezes até atingir as 10 lavagens mínimas requisitadas.

Cuidado a bem respeitar os conselhos de manutenção das fraldas disponíveis na página de cada artigo.




As fraldas descartáveis "ecológicas" são uma boa alternativa?


As fraldas descartáveis “ecológicas” não são bem ecológicas porque elas consomem tanto de massa de papel e de petróleo que as fraldas descartáveis clássicas. E como ainda não existe um centro de reciclagem adaptado, elas são incineradas ou colocadas debaixo de terra com os outros resíduos.

Além disso, elas contêm glifosato e rastos de tolueno e naftaleno (artigo da revista francesa 60 millions de consommateurs – Fevereiro 2017)




E os perturbadores endócrinos estão presentes nas fraldas descartáveis?


Perturbadores, desreguladores ou ainda disruptores endócrinos são substâncias químicas nocivas que afetam e perturbam o funcionamento hormonal. Eles são assimilados como hormonas naturais pelo nosso organismo e altera a comunicação entre as diferentes glândulas do sistema endócrino. As consequências são doenças graves.

Os perturbadores endócrinos estão presentes nas fraldas descartáveis em grande quantidade.




Quais são as diferenças entre as diferentes fraldas?


É possível utilizar diferentes fraldas reutilizáveis e encontrar a fralda que corresponde mais ao seu modo de vida.




É possível usar as fraldas reutilizáveis desde a nascença?


Claro que sim! Propomos também fraldas com tamanho adaptado aos bebés de pequeno peso (prematuro, gémeos).




Porque vários modelos de fraldas reutilizáveis?


Diferentes modelos para corresponder a todas necessidades.

Se tiver dificuldades a escolher a fralda que melhor lhe convém, não se preocupe, contacte-me para poder ajudá-la(o) e orientá-la(o).




Já estou muito ocupada e penso que não vou ter tempo de tratar das fraldas reutilizáveis?


Pode levar um tempo de adaptação até entrar no hábito familiar. Quando tiver a mão, verá que dedicará pouco tempo para manutenção das fraldas reutilizáveis.

Não se preocupe, a maior parte dos pais, utilizadores de fraldas reutilizáveis trabalham e tem vários filhos. Se o seu modo de vida não permite lavar as fraldas todos os 2 dias, terá que prever uma quantidade um pouco maior para espaçar as lavagens.




Porque a muda é mais frequente com a fralda reutilizável?


Uma fralda de dia reutilizável protege do vazamento entre 3 a 4 horas. Com uma fralda descartável pode ser um pouco mais, mas ela contém uma quantidade importante de gel nocivo para a saúde do bébé. A fralda reutilizável é uma alternativa saudável e ecológica!

Se necessário, é possível aumentar a absorção da fralda com um booster.




A creche aceitará utilizar as fraldas reutilizáveis?


As fraldas reutilizáveis não dão trabalho adicional se preparar tudo com antecedência e fornecer um saco impermeável. Os preconceitos ainda estão muito presentes, pode encontrar alguma reticência. Por essa razão, aconselhamos a perguntar à creche com um modelo de fralda a mão e explicar a simplicidade de funcionamento.




Em vez de usar um creme para a muda, posso usar água?


Se não tiver fezes, aconselhamos lavar o rabinho do bébé unicamente com água ou com um toalhete reutilizável molhado. Se tiver fezes, lavar com água e um pouco de sabão. Terá que secar bem antes de colocar a fralda.

Simples, higiénico, económico e ecológico!




Qual é a alternativa ao toalhete descartável?


O toalhete descartável é muito nocivo para a pele do bebé. Além de poluir, contém produtos químicos e perturbadores endócrinos!

É possível fazer rapidamente e facilmente o seu creme linimento de óleo calcário caseiro, hidratante e limpador, ideal para as assaduras e pode ser usado pela família toda. Para isso, será necessário:

  • 48% Água de cal
  • 48% Azeite biológico ou natural
  • 4% Cera de abelha
  • Um frasco de preferência em vidro escuro

Aquecer a cera de abelha em banho-maria. Quando tiver derretido, cortar o lume e adicionar o azeite mexendo o líquido até a mistura total dos 2 ingredientes. Adicionar a água de cal, misturar até o líquido ficar um pouco mais espesso e de cor verde-claro. Colocar no frasco escolhido e está pronto a ser usado.

Conservar o creme máximo durante 3 meses e terá que ser conservado num sítio a temperatura ambiente, sem luz e longe da humidade.




O meu bebé esta com assaduras, o que tenho que fazer?


Lavar os absorventes e/ou fraldas a 60ºC. Deixar, quando puder, as nádegas ao ar livre e colocar o linimento óleo calcário (receita no paragráfo acima alternativa ao toalhete).

Mudar a fralda do bébé mais regularmente para evitar o contacto prolongado com a acidez da urina e das fezes.

Se a assadura for mais importante, pode fazer cataplasmas de argila verde até desaparecimento: lavar bem o rabinho com sabão, espalhar uma boa quantidade de argila verde biológica por cima das assaduras e voltar a pôr a fralda. Se a pele ficar muito seca depois da utilização do cataplasma, colocar linimento óleo calcário para hidratar a pele.

Notar que as assaduras são mais frequentes na aparição dos dentes do seu bebé e ao diversificar a alimentação do seu bébé.




As assaduras serão menos frequentes com as fraldas reutilizáveis?


Até hoje não existe estudos oficiais sobre isso. Apesar disso, os retornos que sejam das creches ou das famílias mostram uma melhoria significativa das assaduras, utilizando menos cremes.

Notar que pode ser preciso de um tempo de adaptação a fralda reutilizável, como quando se muda de marca de fralda descartável.




Quais são as diferenças entre as fibras naturais?


As fibras são naturais e recicláveis. Optamos por usar produtos unicamente certificados Oeko-Tex e Gots para preservar a saúde do bébé e numa prática ecológica.:

  • A cueca impermeável é em poliuretano: tecido que se adapta a todos os tipos de fraldas. Manutenção fácil, respirável e impermeável que permite uma secagem rápida.
  • O polar: muito suave e ligeiramente elástico. Ele deixa a pele do bebé ao seco e seca rapidamente.
  • O algodão biológico: matéria naturalmente antialérgica, o algodão é resistente e absorvente.
  • O bambou: absorção máxima, ideal para noite. O tempo de secagem é longo.
  • O cânhamo: muito absorvente, resistente e antibacteriano. Essa fibra natural, não pode ser usada sozinha, tem que ser misturada com uma outra fibra. Para a fralda reutilizável, ele é juntado com o algodão.




A fralda reutilizável é espessa, vai atrasar a motricidade do bebé?


A fralda reutilizável é mais espessa e pode limitar a mobilidade dos recém-nascidos porque ficam em posição de sapo. Não é problemático porque permite as articulações das ancas de se desenvolver corretamente. O objetivo, sendo, como a portagem fisiológica, de manter as pernas afastadas com as pernas dobradas.

Quando crescer, a fralda reutilizável não incha com a urina, não cria uma bola entre as pernas e não impede os movimentos. Como a fralda reutilizável é mais pesada que uma descartável, os bebés podem ter mais dificuldades a encontrar o equilibro.

Os nossos pais cresceram quase todos com fraldas reutilizáveis e não andam como cowboys por causa delas :-D

Escolher uma fralda com o tamanho adaptado ao crescimento do bebé para facilitar a liberdade de movimento.




A fralda reutilizável deve ser embebedada antes de ser lavada?


Embeber em água não é adaptado para manter a longevidade das fraldas.

Aconselhamos o armazenamento a seco num balde, se possível fechado. Notará que não terá quase odores nenhum.




Vivo num país tropical, a fralda reutilizável não será muito quente para o bebé?


O tecido é, certo, mais espesso, mas é completamente respirável. A fibra mais agradável a usar contra pele, em tempo quente, é o algodão. A temperatura dentro da fralda reutilizável será 1ºC inferior à fralda descartável.




Tenho vazamento com a fralda reutilizável, o que tenho que fazer?


  • Verificar primeiro se o tamanho da fralda está adaptado ao seu bébé. A fralda não pode estar apertada, nem larga. Justa na cintura, possibilidade de pôr 1 dedo, e contra a pele nas pernas.
  • Para a fralda Hamac, os elásticos da bolsa impermeável devem estar para o interior da fralda, bem pressionado contra a virilha. A bolsa pode sobressair, os elásticos não devem ser visíveis do exterior. Examinar se a bolsa não esta perfurada – colocar água dentro da bolsa, se tiver gotas a cair, não hesite em contactar-nos.
  • Verificar se os absorventes estão encardidos. Teste da gota de água: verter um fio de água ou gotas de água sobre o absorvente, a água deve escorrer e ser absorvida de imediato. Se ficar sobre o absorvente, é necessário desencardir-lhe. Notar que para as matérias sintéticas, é possível ser necessário pressionar ligeiramente.
  • Verificar o detergente utilizado. Favorizar um detergente ecológico sem glicerina.




Porque o absorvente fica encardido?


O absorvente fica encardido com:

  • Os resíduos do detergente, o caso frequente
  • A urina, absorvente não lavada o suficiente
  • O calcário

Os detergentes contêm vários aditivos que ficam dentro do tecido depois da lavagem: branqueador, azurante óptico para o tecido ficar mais branco, etc… Os detergentes biológicos contêm uma base de lavagem natural, que se fixa menos no tecido.

Aconselhamos a verificar durante o ciclo de desencardimento (lavagem profunda), se a água da máquina não tem espuma. Se tiver, o detergente que utiliza deixa resíduos de sabão. Será necessário fazer 1 ou 2 ciclo de desencardimento até a água ficar clara e sem espuma.




Como desencardir os absorventes e os boosters?


É muito simples!

Lavar os absorventes e os boosters (limpos!) a 60ºC em ciclo longo, sem detergente com secagem ao ar livre.

Se este procedimento não foi suficientemente eficaz, deixar uma noite os seus absorventes na água quente com 2-3 colheres de carbonato de sódio (os absorventes não podem estar apertados no balde), e voltar a fazer mais um ciclo longo na máquina de lavar.

Se o bebé tiver uma patologia ou se as fraldas cheiram mal, é necessário proceder ao desencardimento!

Em prevenção, aconselhamos a fazer um enxague suplementar para eliminar todos os resíduos e de fazer um ciclo longo a 60ºC todos os 2-3 meses.




A quantas lavagens resistem o absorvente?


Dependendo da marca, entre 300 e 500 lavagens. São resistentes e absorventes por vários anos!




A centrifugação e o seca-roupa deterioram a fralda e/ou absorvente mais rápido?


A centrifugação recomendada para a fralda e o absorvente é entre 500 e 800 volta/min.

Para longevidade da fralda e do absorvente, é aconselhado a secagem ao ar livre.

Se tiver necessidade de utilizar a máquina de secagem, aconselhamos para uma secagem suave.




Como tirar as manchas orgânicas da fralda e do absorvente?


Lavar a fralda em menos de 48h. Se necessário utilizar um sabão tira-nódoas oxigenado biológico ou sabão de loiça, deixar agir 15 minutos e pôr na máquina de lavar. Cuidado, estes produtos são agressivos, a utilizar ocasionalmente! Ou adicionar uma colher a sopa de percarbonato direitamente na maquina de lavar, ciclo a 40ºC.

No verão, utilize o sol que é o nosso melhor aliado!




Como tirar as manchas ou urina dos absorventes sem gastar muita água?


Tem um método mais ecológico e simples!

Guardar a água do banho, num balde, para enxaguar rapidamente os absorventes / fraldas sujas do dia do bebe.




O meu bebé está sujeito a prurido, irritações, micose ou alergia, posso usar a fralda reutilizável?


Esses sintomas são devidos a maceração da urina e/ou das fezes e a fricção com o plástico das fraldas descartáveis. A fralda é fabricada com fibras naturais sem produtos nocivos, sem perfume e sem nano partículas, respiráveis que farão desaparecer esses sintomas.

Notar que será necessário, um tempo de adaptação da pele do bebé quando começar a usar a fralda reutilizável.




As fraldas reutilizáveis são caras!


Notar que em 2 anos e meio, um bebé utiliza entre 4.000 e 5.000 fraldas, que representa uma despesa em média de 1.000 euros por crianças durante este período.

Relativo às fraldas reutilizáveis clássicas e TE1, será preciso cerca de 20 fraldas para estar tranquilo e para simplificar a gestão dos stocks. A compra de um conjunto de fraldas reutilizáveis, é estimado, em média, a 600 euros. Notar que as fraldas posem ser usadas para outras crianças.

Além disso, o material utilizado é certificado Oeko-Tex e Gots, uma garantia sem produtos nocivos, feito à mão, em França. As fraldas foram desenvolvidas para durar no tempo e manter a qualidade de absorção.

Investir nas fraldas reutilizáveis permitirá economizar ao longo prazo e ao mesmo tempo cuidar da saúde do(s) seu(s) bebé(s).




Que tipo de detergente tenho que usar?


Para o seu bem e o bem do nosso ecossistema, aconselhamos a usar um detergente ecológico e neutro, sem glicerina para evitar de obstruir os poros respiráveis da fralda que irá com o tempo diminuir a qualidade de absorção.

Não se preocupe, pode lavar ocasionalmente com um detergente clássico, não neutro, que tiver disponível. Não deve é ser frequente.

Não utilizar um amaciador, grande inimigo dos absorventes e das fraldas! Além disso, pode criar irritação na pele do seu bebé.





Fralda de Banho Reutilizável

Que tamanho escolher?


Para escolher o tamanho adaptado para o seu bebé, encontre a correspondência peso/idade:

  • 6 meses: 4-8 Kg
  • 12 meses: 6-12 Kg
  • 24 meses: 9-17 Kg

O fato de banho Hamac foi concebido para ser utilizado ajustado, como uma segunda pele muito confortável.

Se hesitar entre 2 tamanhos, escolher a fralda que for maior de forma a utilizar mais tempo. Deverá apertar correctamente os velcros para um bom ajusto do fato de banho.




A fralda de banho reutilizavel é adaptado para as peles sensiveis?


Para o respeito da pele de bébé, Hamac escolheu fibras suaves e respiráveis, sem produtos nocivos na composição, tintura e no modo de transformção. O fato de banho reutilizável Hamac pode ser utilizado sem nenhum risco para as nadegas do seu bebé.

Além disso, o fato de banho seca rapidamente, o seu bébé não apanhará frio quando sair da agua.




O absorvente fica dentro da fralda de banho quando o bebé esta na água?


A utilização do absorvente durante o banho não é muito útil porque ele não é indispensável ao sistema anti-vazamento. Além disso, o absorvente vai inchar com a água, será pesado e ficará molhado depois do banho. Se quiser, é possível pôr uma proteção descartável para facilitar a limpeza do fato de banho em caso de pequeno acidente.

A utilização mais adequada, é inserir o absorvente dentro da fralda depois do banho. O seu bebé será protegido de qualquer vazamento fora da água.




Em caso de pequeno "acidente", que tenho que fazer?


Quando der conta que a fralda de banho estiver cheia, tirar o seu bebé da água e mudar a fralda. Deitar o pequeno “acidente” na sanita, passar a fralda de banho por água e voltar a reutilizar-lhe.





Penso Higiénico Reutilizável / Proteções íntimas para incontinência

Posso ser incomodada pelas prensas?


Tem sempre um espaço vazio entre as pernas, as prensas não vão incomodá-la. Se andar de cavalo ou andar de bicicleta e se sentir desconfortável, pode abrir as prensas o tempo da atividade (não se preocupe, o penso não irá mover-se) ou avançar o penso um pouco para frente da sua cueca.




Estou sujeita a prurido, irritações, micose ou alergia, posso usar o penso higiénico reutilizável?


Esses sintomas são devidos a maceração do sangue e a fricção com o plástico dos pensos descartáveis. O penso reutilizável é fabricado com algodão biológico sem produtos nocivos e sem perfume, com uma membrana respirável que farão desaparecer esses sintomas.




E os perturbadores endócrinos estão presentes nos pensos higiénicos descartáveis?


Perturbadores, desreguladores ou ainda disruptores endócrinos são substâncias químicas nocivas que afetam e perturbam o funcionamento hormonal. Eles são assimilados como hormonas naturais pelo nosso organismo e altera a comunicação entre as diferentes glândulas do sistema endócrino. As consequências são doenças graves.

Os perturbadores endócrinos estão presentes nos pensos higiénicos descartáveis em grande quantidade.

Além dos perturbadores endócrinos, produtos petroquímicos, substâncias cancerígenos, tóxicos e poluentes estão presentes no penso higiénico descartável.




O penso higiénico biológico descartável é uma alternativa?


Teve um artigo de uma revista francesa 60 millions de consommateurs que revela que foi detetado glifosato numa marca biológica de penso higiénico descartáveis.

“O índice de produtos nocivos no penso higiénico é fraco, mas não tem risco 0” informe o Dr Jean-Marc Bohbot, infeciologista e diretor medical ao Instituto Fournier em Paris.




O penso higiénico reutilizável é caro?


Na vida de uma mulher são 42 anos de período, 13 ciclos por ano = entre 10 e 20.000 de pensos e tampões descartáveis que demoram 500 anos para deteriorarem-se. Imagine a economia que pode fazer ao utilizar um penso higiénico reutilizável!

O material utilizado é certificado Oeko-Tex e Gots, uma garantia sem produtos nocivos, feita a mão, em França. O penso higiénico foi desenvolvido para durar no tempo, manter a qualidade de absorção e de impermeabilização.

Investir no penso higiénico reutilizável permitirá economizar ao longo prazo e em mesmo tempo cuidar da sua saúde.




Que tipo de detergente tenho que usar?


Para o seu bem e o bem do nosso ecossistema, aconselhamos usar um detergente ou sabão ecológico e neutro, sem glicerina.

Sem glicerina para evitar de obstruir os poros respiráveis do penso higiénico reutilizável que irá com o tempo diminuir a qualidade de absorção.

Não se preocupe, pode lavá-los ocasionalmente com um sabão gorduroso, não neutro, que tiver disponível. Não deve é ser frequente.





Copo Menstrual

Para que servem os 4 furos no meu copo menstrual?


Eles servem a facilitar a retirada do copo para cancelar o efeito de ventosa. Se os furos são obstruídos com resto de sangue, limpe com água antes de voltar a inserir o copo.




Acabei de dar à luz, posso utilizar o meu copo menstrual?


É aconselhado aguardar 2 ou 3 ciclo, o tempo que o útero volte ao normal, depois do parto ou aborto.




O meu copo está ligeiramente colorido, é normal?


Com o tempo, o copo pode ter uma ligeira coloração. Não se preocupe, não afeita a qualidade do silicone e o funcionamento do copo.




O copo pode ficar bloqueado dentro da minha vagina?


Não, porque são os músculos vaginais que mantém o copo. Tem que estar relaxada para retirá-lo. Não se esqueça que antes de puxá-lo tem que apertar com firmeza para criar uma entrada de ar.




Posso ter relações sexuais com o meu copo?


Não, o copo tem que ser retirado antes de ter uma relação sexual.




Posso dormir com o meu copo?


O copo pode ficar inserido 8 horas sem vazamento. E possível usá-lo quando quiser e praticar qualquer desporto!




Estou incomodada pela haste do copo, que posso fazer?


Em caso de desconforto, é possível cortar a haste parcialmente com um par de tesoura desinfetada, consoante o comprimento colo.




Porque tenho vazamentos quando estou a utilizar o copo?


Bem inserida, o copo não pode vazar. Se tal é o caso:

  • O copo pode estar cheio, então terá que esvaziá-lo. Notar que é o seu fluxo que determina a frequência da muda.
  • O copo pode não estar completamente aberto. Neste caso, retirara-lhe e voltar a inserir.




Tenho que retirar o copo quando vou a casa de banho?


Se o copo não estiver cheio, não será preciso retirá-lo. O copo está assegurado pelos seus músculos vaginais, pelo que não pode cair na sanita.




Tenho que esvaziar o meu copo no exterior, como fazer?


Privilegiar uma casa de banho com um lavatório. Se não for possível, levar consigo uma garrafinha de água para poder passar o copo por água em toda discrição.





Cueca Menstrual

Que tamanho de cueca menstrual escolher?


A cueca menstrual utiliza-se como uma cueca normal, pelo que basta escolher o mesmo tamanho que as cuecas diárias.

Se hesitar entre 2 tamanhos, escolher o mais pequeno.




Vou me sentir ao seco com a cueca menstrual?


Imediatamente depois das perdas! Se se sentir um pouco húmida, não se preocupe, pois, em alguns segundos a sensação irá desaparecer.




E o conforto? Vou ter um efeito de fralda? Mau cheiro?


Os tecidos utilizados são suaves e macios e a proteção é muito fina. Não sentirá que está a usar uma cueca menstrual! As cuecas deixam respirar a vagina então 0 maceração, por consequente 0 odores.

Se o sangue tiver um odor estranho, muito desagradável, consulte um médico.




Estou sujeita a prurido, irritações, micose ou alergia, posso usar a cueca menstrual?


Esses sintomas são devidos a maceração do sangue e a fricção com o plástico dos pensos descartáveis. A cueca é fabricada com algodão biológico sem produtos nocivos, sem perfume e sem nano partículas, com uma membrana respirável que farão desaparecer esses sintomas.




A cueca menstrual é cara?


O material utilizado é certificado Oeko-Tex pelo que é uma garantia sem produtos nocivos, feita em França. A cueca menstrual foi desenvolvida para durar no tempo, manter a qualidade de absorção e de impermeabilização.

Investir na cueca menstrual permitirá economizar ao longo prazo e em mesmo tempo cuidar da sua saúde.




Que tipo de detergente tenho que usar?


Para o seu bem e o bem do nosso ecossistema, aconselhamos o uso de um detergente ou sabão ecológico e neutro, sem glicerina.

Sem glicerina a fim de evitar obstruir os poros respiráveis da cueca menstrual que irá com o tempo diminuir a qualidade de absorção.

Não se preocupe, pode lavá-la, ocasionalmente com um sabão gorduroso, não neutro que tiver disponível. Não deve é ser frequente.





Infelizmente não encontrei a resposta a minha pergunta...

Ir a secção "contactos" e partilhe comigo a sua dúvida, responderei a sua solicitação brevemente

Mude a sua Rotina com as nossas informações!

Meus produtos & Eu

Para Bebé

Para Ela
Para Ele

marienatureportugal@gmail.com

© 2020 MarieNature

Hello!

FaceBook
Instagram